Descrição do curso: Este curso tem por objetivo levar os alunos a navegarem e tirarem o melhor proveito do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle utilizado pelo Ifes, bem como levá-los a refletir sobre a importância da organização para o sucesso de sua aprendizagem e realização de cursos ou disciplinas realizadas a distância.
Carga horária: 60 horas
Idioma: Português
Nível de dificuldade: Básico
Público-alvo: alunos do Ifes ou público em geral que necessitam aprender a utilizar e interagir nas salas virtuais criadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do Ifes.
Requisitos técnicos: Necessário ter acesso à internet. Poderá ser acessado via smartphone ou computador.
Pré-requisitos para o curso: Não há pré-requisitos.
Conteúdos:
Introdução ao Moodle
- Importância da organização para realizar cursos a distância;
- O que é um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem;
- Navegando no Moodle (Barra de progresso, Livro de notas, Caixas adesivas)
- Arquivo/URL
- Pasta
- Página
- Livro
- Lição
Tipos de Atividades
- Tarefa
- Questionário
- Base de Dados
- Fórum
- Laboratório de Avaliação
- Glossário
- Wiki
Comunicação/Tendências
- Chat
- Mensagens
- Diário
- Escolha
- Pesquisa
- Pesquisa de Avaliação
Metodologia:
A metodologia do curso contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução como estudos dirigidos e questionários online, seguidos de momentos com atividades que levam o cursista à reflexão individual sobre sua aprendizagem. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo cursista e estão disponíveis em forma de vídeo tutoriais e material complementar (links, vídeos e textos considerados relevantes). Os cursistas têm à disposição um espaço de fórum colaborativo para troca de informações e colaboração no caso de dúvidas, aprendendo uns com os outros e colaborando ativamente na construção do conhecimento. Com o objetivo de estimular a participação dos alunos o ambiente será gamificado. Este curso não possui tutoria.
Processo de avaliação:
A avaliação da aprendizagem será formativa e ocorrera ao longo dos quatro módulos do curso conforme descrição a seguir:
Introdução ao Moodle – 35 pontos
Tipos de conteúdos - 20 pontos
Tipos de atividades – 35 pontos
Comunicação/Tendências – 10 pontos
Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da somatória de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.
- Teacher: Admin User
- Teacher: José Eliziário de Moura
- Teacher: Ana Maria Casarotti Franco
- Teacher: Admin User
- Teacher: Admin User